12 de dez. de 2015

Resenha: Coração Sem Fim

Título: CORAÇÃO SEM FIM
Autora: Larissa Lúcio de Carvalho
Editora: Chiado
Paginas: 452
Ano: 2014

Sinopse: Um rapaz e duas jovens, a amizade e o amor, o equilíbrio e a obsessão, o volúvel e o constante, a mágoa e o perdão. Qual será o final?
Um romance que ressalta os sentimentos mais profundos vividos pelo ser humano, o conflito que esbarra no contraste do volúvel para o estável. A preocupação com o habitat marinho, a luta pela preservação das tartarugas marinhas e recifes de corais, a adoção de animais abandonados, temas polêmicos envolvendo dislexia, bipolaridade e bulimia. Tudo dentro de um contexto familiar que se entrelaça concomitantemente nas relações de amizade, gerando amores platônicos, amores reais e amores doentios.


 Samanta é espontânea, amiga, estudiosa e sempre está com a família. Bianca é linda, tem tudo o que quer e é uma modelo bem sucedida. Ruan é trabalhador, bonito, família e estudioso. O que eles tem em comum?   A forca da amizade. Os três se conhecem desde pequenos e se tornaram amigos de imediato. Mas com o passar dos anos eles cresceram e alguns sentimentos afloraram em cada um deles, por exemplo o amor.
Bianca alimenta um amor platônico por Ruan desde que e o viu, mas o mesmo tem um forte sentimento por Samanta. Mas Samanta é bem resolvida e não quer se envolver nesse triângulo, mas por uma faísca de um sentimento novo que surgiu por Ruan, ela se envolve com ele, mas sempre pensando no que esse romance pode causar a sua melhor amiga, Bianca.

 Nessa situação ela terá que tomar uma decisão, mesmo que essa decisão deixe seu coração em pedaços. Com sua viagem marcada para Dover, Inglaterra, Samanta tentara deixar toda essa confusão para trás, querendo apenas focar nessa oportunidade de estudos no exterior e esquecer as coisas ruins do passado. Mas ela vivera algo incrível e novo, mesmo que ela tenha fechado o coração por causa das magoas do passado que ainda podem voltar.

 Além da história desses três personagens, o livro também conta sobre a preservação da natureza marinha, com suas tartarugas e corais em extinção, o que particularmente achei inovador, com uma mensagem de amor a natureza.
O livro também trata de um lado familiar entrelaçado com Deus, onde a família é sempre a base e dos personagens, e Deus é o conselheiro. Mas o livro fala principalmente sobre a amizade e o que ela pode enfrentar e conquistar.

O livro é narrado em terceira pessoas, o que para o leitor facilita na identificação dos sentimentos dos protagonistas. Apesar do livro ser grande, a leitura é leve e simples, o que faz com que o leitor possa ler o livro rapidamente.


Um comentário:

 renata massa