11 de jul. de 2018

OUTSIDER - RESENHA

OUTSIDER

Autor: Stephen King

Editora: Suma

Páginas: 528

Ano: 2018

Sinopse: Um crime indescritível. Uma investigação inexplicável. Uma das histórias mais perturbadoras de Stephen King dos últimos tempos. O corpo de um menino de onze anos é encontrado abandonado no parque de Flint City, brutalmente assassinado. Testemunhas e impressões digitais apontam o criminoso como uma das figuras mais conhecidas da cidade — Terry Maitland, treinador da Liga Infantil de beisebol, professor de inglês, casado e pai de duas filhas. O detetive Ralph Anderson não hesita em ordenar uma prisão rápida e bastante pública, fazendo com que em pouco tempo toda a cidade saiba que o Treinador T é o principal suspeito do crime. Maitland tem um álibi, mas Anderson e o promotor público logo têm amostras de DNA para corroborar a acusação. O caso parece resolvido. Mas conforme a investigação se desenrola, a história se transforma em uma montanha-russa, cheia de tensão e suspense. Terry Maitland parece ser uma boa pessoa, mas será que isso não passa de uma máscara? A aterrorizante resposta é o que faz desta uma das histórias mais perturbadoras de Stephen King.



O homem comum não precisa de muito para se manter feliz. Casa, família, emprego, uma cerveja com os amigos, assistir seu time favorito, fazer amor, ouvir música, coisas simples e essenciais, sobretudo para o americano comum que vive em uma cidade pequena. Mas e se de repente todas as coisas simples fossem substituídas por medo e incertezas? E se de repente a vida de um homem virasse de cabeça para baixo?

Outsider é o mais recente romance do escritor americano Stephen King, se tratando de uma mescla de suspense policial com o bom e velho horror pelo qual o autor é tão conhecido.
Certo dia a pequena Flint City é tomada por um crime terrível. O assassinato brutal de um menino de onze anos chamado Frank Peterson. Todas as evidências apontam para Terry Maitland, o treinador do time infantil de baseball da pequena cidade, e o detetive Ralph Anderson prontamente efetua a prisão, da maneira mais humilhante possível, na frente de mais de mil pessoas. Porém, Maitland tem um álibi perfeito e mesmo com todas as provas, incluindo DNA, digitais e testemunhas o oculares apontando diretamente para o treinador, o álibi parece inquebrável. Não demora muito para o mistério ganhar uma proporção absurda e Ralph Anderson começar a se perguntar, como uma pessoa pode estar em dois lugares ao mesmo tempo?

Outsider demonstra mais uma vez a grande versatilidade de Stephen King, que é relativamente novo no mundo dos suspenses policiais. Desde o princípio, o leitor se vê horrorizado pelo crime, intrigado pelas evidências e pelas dúvidas que vão surgindo quanto ao caso.
Importante frisar que Outsider entrega Spoilers de Mr. Mercedes e alguns pontos importantes de toda a trilogia Bill Hodges, então se você ainda não leu, dá tempo de pegar os três livros antes de partir para Outsider.

Quanto aos personagens, Ralph Anderson consegue se sustentar como protagonista ao exaltar todas as suas dúvidas, tanto as que provém do fato de ele nunca ter sido responsável por um caso tão cruel e estranho, quanto as provenientes das atitudes que ele tomou acerca da prisão de Terry Maitland. Durante o livro, o leitor pode se encontrar no mesmos conflitos que Ralph se encontra. King mais uma vez acerta em cheio em suas descrições, fazendo o leitor sentir ojeriza do crime e dúvidas quanto a inocência de Terry Maitland, bem como o ceticismo fervoroso de Ralph Anderson, que lentamente vai caindo por terra. Outra grata surpresa, vinda direto da Trilogia Bill Hodges, foi a doidinha Holly Gibney e seu carisma absurdo, que ajuda tanto na construção da história e da sucessão de eventos que levam ao final, quanto a construção do próprio protagonista do livro. A dinâmica entre Holly e o detetive Anderson é a melhor parte dessa história.


A Suma de Letras, mais uma vez, fez um trabalho sensacional com um livro do mestre King. Mantendo a capa e o título originais do livro, quanto a tradução, foi “rápida e precisa”, como diriam para Schwarzenegger em Comando Para Matar. A Suma de Letras teve um carinha especial com essa obra, assim como tem com todas as obras do mestre Stephen King.

Outsider é mais uma obra fundamental para os fãs do autor e dos gêneros de suspense policial e horror. Até agora foi a melhor leitura de 2018, e acho difícil isso mudar. Com suas mais de 500 páginas, que são incrivelmente dinâmicas, o livro fica mais instigante a cada parágrafo. Super Recomendado!
Aconselhamos lerem a Trilogia Bill Hodges antes! Para evitar os Spoilers.


Por: Rennan Gardini

6 comentários:

  1. Oii Renan.
    Eu gosto bastante de Stephen King, muito embora só tenha me aventurado por uma única obra dele. O autor é realmente capaz de mexer com nosso psicológico e nos mostrar alho mais. Eu achei bem legal essa mistura de gêneros, espero pode confirir a obra em breve.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jessica! Espero que consiga conferir em breve, só toma cuidado com os Spoilers!

      Excluir
  2. Oi Rennan, amei demais a resenha, imagina um livro que estou louca para ler, sim é esse. Foi bom você ter falado que há spoilers de Mr Mercedes, pois ainda pretendo ler os livros. Estou cheia de expectativa e muito animada para essa leitura. E concordo com você a Suma arrasou na edição. Já quero!!!<3

    Bjokas da Elo!
    http://cronicasdeeloise.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Nossa eu adorei saber que a Holly aparece! Ela é realmente fantastica!
    Gostei muito de Mr Mercedes e fico mega feliz em ter mais livros do gênero escritos pelo autor!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem ?

    ainda não li nada do autor , devido a ser muito medrosa com relação ao gênero e o que a obra reserva kkkkkkk, mas já ouvi falar muito bem e sua resenha mostra muito bem seu ponto de vista sobre as obras sem entregar demais . Com toda certeza uma dica de leitura arrasadora.

    ResponderExcluir

 renata massa