2 de fev. de 2018

RESENHA: FRAUDE LEGÍTIMA

FRAUDE LEGÍTIMA

Autora: E. Lockhart

Editora: Seguinte 

Páginas: 280

Ano: 2017

Nota: 4/5


Sinopse: Jule West Williams é uma garota capaz de se adaptar a qualquer lugar ou situação. Imogen Sokoloff é uma herdeira milionária fugindo de suas responsabilidades. Além do fato de serem órfãs, as duas garotas têm pouco em comum, mas isso não as impede de desenvolver uma amizade intensa quando se reencontram anos depois de terem se conhecido no colégio. Elas passam os dias em meio a luxo e privilégios, até que uma série de eventos estranhos começa a tomar curso, culminando no trágico suicídio de Imogen e forçando Jule a descobrir como viver sem sua melhor amiga. Mas, talvez, as histórias das duas garotas tenham se unido de maneira inexorável — e seja tarde demais para voltar atrás.


Olá leitores!!! Como estão as leituras de vocês? Espero que melhores que as minhas. Já comecei o ano não cumprindo minhas metas, mas vida que segue e as leituras também. Hoje vamos falar sobre o livro Fraude Legítima, da autora E. Lockhart. Essa escritora já tem um histórico literário de grande sucesso, seu primeiro livro lançado no Brasil foi O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks (2013), que inclusive temos resenha aqui no blog. O segundo livro de E. Lockhart publicado no pais foi Mentirosos (2014), que com certeza a consagrou com uma escritora de renome no brasil. E no final de 2017 tivemos a grata surpresa de seu novo livro Fraude Legítima, que todos estávamos com altas expectativas.

Logo no primeiro capitulo nos é apresentada Jule, uma garota que está se escondendo de tudo e de todos. Ela se encontra em um hotel no México e quando alguém se aproxima para conversar, a mesma fica nervosa e desconfiada, devido ao seu passado que nos é escondido durante os primeiros capítulos do livro. Vemos ao longo da leitura que isso aconteceu logo após o suicídio de sua melhor amiga Imogen, uma menina adotada, com pais ricos e que se sentia deslocada de alguma forma. Jule e Imogen eram muito próximas, quase a mesma pessoa e o ocorrido inesperado deixou todos muito chocados.


Primeira curiosidade do livro, ele começa de trás para frente. Nós começamos o livro no capitulo 18 e com o passar das páginas vamos descobrindo o que realmente aconteceu com a protagonista. Isso me deixou extremamente curiosa, pois no começo queremos entender o porquê da protagonista está no México e porque ela é tão reclusa e discreta em relação as pessoas.

Todo esse mistério do passado de Jule é contado no livro, retornando ao motivo de ela querer se proteger de tudo. É intrigante a forma fria e calculista que a protagonista tem, chegando a ser violenta e de certa forma brutal. Ela não é uma garota com medo e sim uma garota que nos dá medo. A construção da personalidade dela é muito curiosa, pois durante a leitura eu fiquei intrigada com cada capitulo que passava. Nós não imaginamos o que o passado de Jule esconde e isso torna tudo mais impressionante.


Quando eu estava lendo tive a sensação de estar sendo totalmente enganada, mas acreditei que Jule era uma boa pessoa, porem triste pois perdeu sua amiga e queria um tempo. Mas eu fui ludibriada, o que é uma característica da E. Lockhart. A autora escreve de uma forma tão bem construída que nos faz realmente acreditar na personagem, acreditar que mesmo que ela tendo feito coisas no passado isso não define ela por completo.

“... nossas piores ações nos definem? Ou somos melhores do que as piores coisas que já fizemos? “

E. Lockhart conseguiu me surpreender novamente, mostrando que nem tudo é o que parece, que podemos ser uma fraude sustentadas por nós mesmos. É muito bom voltar a ler um livro da escritora, amo encontrar livros do mesmo autor mas com temáticas diferentes, com novas ideias e caminhos a serem explorados. É muito boa a forma como a história é imprevisível fazendo com que o leitor não pare a leitura por nada.

É importante destacar a forma que o livro é “entregue” ao leitor, com a história começando de trás para frente nos faz ter mais curiosidade e o enredo prende o leitor a cada página. Talvez se ele tivesse começado como um livro normal eu não gostasse tanto, pois não ter algo de inovador. Mas da forma que ele ficou é incrível e impressionante. Li o livro em poucos dias, a leitura fluiu de tal forma que não consegui largar o livro enquanto não terminei. Além disso a edição está linda, a capa condiz totalmente com a história e a editora Seguinte foi extremamente feliz nesse lançamento.



Por: Monique Braga

17 comentários:

  1. Oii Monique. Eu gostei bastante do Mentirosos e por incrível que pareça não conhecia esse. Mas engraçado como sempre lembro de filmes ao ver as obras de Lockhart e esse me lembrou Amnésia do Cristopher Nolan.
    Mas sobre a obra em questão, eu gostei da premissa. Gosto de abordagens mais humanas e iria amar ver o decorrer desta.
    Beijos.

    Blog: fanficcao.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Jessica,
      Mentirosos foi o que menos gostei, me enrolei toda pra entender o que estava acontecendo kkkkk
      Mas Fraude Legítima é muito bom, recomendo demais

      bjs

      Excluir
  2. Oláaa Monique!!

    Pelo que você descreveu parece ser aquele livro que a gente devora. Já tinha visto esse livro, mas não conhecia e ainda não tive a oportunidade de ler nada do autor, mas agora estou animadíssima para começar a ler. Principalmente esse livro, adorei a proposta de começar a história de trás pra frente, inclusive inserindo isso na estrutura do livro onde os capítulos também seguem de trás pra frente. Sério estou muito empolgada para ler. Adoro livros que tem seus mistérios e nos desperta curiosidade. Esse daí tá mais que anotado!!!! :D


    Bjokas!!!
    Elo!
    http://cronicasdeeloise.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OIII
      Também amo livros com mistério e Fraude Legítima é prefeito para cumprir esse papel.

      bjs

      Excluir
  3. De trás para a frente? Imaginação fértil deste autores de hoje em dia né? que interessante .
    amei o post e seu blog, bjs.

    ResponderExcluir
  4. Olá tudo Bem ??

    Então eu adoro livros com misterio, eu recentemente estou lendo Em águas sombrias e me interessei por esse livro tbm vou procurar a respeito ótima a dica do livro .
    Gostei muito da sua resenha achei bem detalhada. Um beijo flor.

    ResponderExcluir
  5. Oie
    Eu achei essa capa horrorosa kkkk mas eu gostei da premissa do livro, fiquei interessada em saber porque a protagonista está de escondendo de tudo e de todos. Mas confesso que essa coisa de começar no capítulo 18 e terminar no 1 achei meio estranho kk Enfim, qualquer dia eu posso até ler ele, espero gostar. Amei a resenha.
    Bjos, Bya! 💋

    ResponderExcluir
  6. Oi Monique, amei muito sua resenha! Fiquei super curiosa com essa história e você me instigou kkk, a princípio eu nem tinha me interessado mas lendo sua resenha já quero comprar kkk deve ser muito bacana o livro começar de trás pra rente, amo livros inovadores e esse gênero tb.

    ResponderExcluir
  7. Nossa que leitura!! Adorei a maneira como a autora prendeu o leitor e soltou pistas no decorrer da narrativa creio que ela foi mexendo com o psicológico de todos para fazê-los acreditar no que ela queria.
    Sem dúvidas uma leitura que me deixaria de queixo caído, ainda mais por começar de traz para frente kkk que me deixou ainda mais intrigada.
    Adorei a resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Fique tranquila, não cumprir metas de leitura é a minha cara...kkk...o importante é que nós desafiamos.
    Suicídio é uma temática complexa que anda aparecendo cada vez mais nos livros, mas a questão da fraude ea primeira vez que vejo é parece promissor. Acho que entra um tanto de culpa aí. Curiosa.
    Beijos!
    garotas ia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Eitaaaa...
    Não li mas já bolei altas conspirações aqui só pelo que você descreveu em sua resenha, que por sinal está fantástica!
    Com certeza lerei o livro porque agora quero descobrir se as coisas que estou considerando aqui estão certas! kkkkkkk

    ResponderExcluir
  10. Olá gostei muito da sua resenha, confesso que fiquei super curiosa em saber porque ela se esconde kkkk. A personagem pelo jeito é forte e bem construída, isso já dá para perceber, e livros que falam de órfão sempre me chamam a atenção, então esse já irá para a minha lista, bjocas e bom domingo.

    ResponderExcluir
  11. Olá! Eu gosto bastante de Mentirosos, mas ainda não li Fraude Legítima (está na lista haha). Sua resenha me deixou ainda mais curiosa para ler esse livro, porque fiquei curiosa com essa narrativa "não linear", que provavelmente dará muitos nós na minha cabeça. Adoro! Hahaha. Parabéns pela resenha, adorei. Beijos.

    https://abducaoliteraria.wordpress.com

    ResponderExcluir
  12. Nunca li nada dessa autora, algumas pessoas que conheço criticaram tanto Mentirosos, que fiquei com um pé atrás, rs. E por isso não li Mentirosos e evitei a autora, mas esse livro parece ser interessante, curiosidade eu sei que vai dar, se lendo a sua resenha já fiquei curiosa e imaginando um monte de coisas, imagina lendo o livro?
    Pensei aqui que se o livro começa de trás para frente, então que para eu não ficar curiosa quando ler é só começar pelo último capítulo, rs, mas acho que prejudicaria a leitura, então melhor não.
    Parabéns pela resenha!
    Bjo
    ~ Danii

    ResponderExcluir
  13. Olá.
    Já li os dois outros livros da autora e tenho um carinho especial pela Frankie Lendau-Banks. Acabei de comprar Fraude Legítima e espero gostar tanto quanto gostei dos outros dois.
    Boa resenha!

    xoxo

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bom?
    Nunca li nada da autora, e vi muitas pessoas falando bem desse livro, mas não havia chamado muita atenção até sua resenha.
    O fato do livro ser escrito de trás para frente me deixa muito curiosa porque preciso ver isso, ou melhor, ler haha

    Beijos, Ally.
    Amor Literário

    ResponderExcluir

 renata massa