25 de jan. de 2018

RESENHA: BLACK HOLE

BLACK HOLE

Autor: Charles Burns

Editora: Darkside

Páginas: 368

Ano: 2017

Nota: 5/5

Sinopse: Black Hole se passa nos arredores de Seattle, extremo noroeste dos Estados Unidos, em meados da década de 1970, quando uma praga inominável e traiçoeira se alastra entre os adolescentes locais através do contato sexual e parece não poupar ninguém. Ela se manifesta de maneira diferente em cada um dos infectados — enquanto alguns apresentam apenas manchas na pele, algo sutil e fácil de ocultar, outros se transformam em grotescas aberrações, vagas lembranças do que foram um dia. E uma vez que você foi contaminado, não há mais volta. Para estes seres monstruosos, não há alternativa além do auto-exílio em acampamentos precários, na floresta que circunda a região. Conforme vamos nos familiarizando com os diversos protagonistas da história — garotos e garotas que foram infectados, outros que não foram e aqueles que estão prestes a ser —, o clima de horror, delírio e insanidade toma conta dos adolescentes. Black Hole apresenta um retrato soberbo e inquietante da alienação dos tempos colegiais, repleto de selvageria e crueldade e hormônios à flor da pele, que dialogam com a angústia, o tédio e as necessidades mais profundas de nossa própria aceitação que dominam essa época da vida.


OBS: Antes de começar, gostaria de dizer que é minha primeira vez resenhando algo que não seja um filme. Caso achem pertinente continuar, posso trazer mais resenhas voltadas a quadrinhos e livros. Agora, vamos à Black Hole.

O período da adolescência é pautado por bons e maus momentos. As inseguranças e angústia costumam se fazerem bem presentes nessa época. Várias obras conseguem representar muito bem esse período, algumas de maneira mais cômica e outras com extrema profundidade. Black Hole se encaixa nessa segunda opção.

A obra-prima de Charles Burns, foi originalmente publicada entre 1993 e 2004 pela Fantagraphics e pela Kitchen Sink Press em 12 edições. Ganhou vários prêmios, incluindo o Harvey Awards de Melhor Artista em 1998, 1999, 2001, 2002, 2004 e 2006; o Harvey Awards e o Eisner Awards de Melhor Graphic Novel em 2006; o Ignatz Awards de Melhor Antologia em 2006 e por fim o Prêmio Para Obras Fundamentais no Festival de Angoulême em 2007. Resumindo, MUITOS PRÊMIOS.

Foi trazida recentemente para o Brasil pela maravilhosa Darkside Books em seu recém-inaugurado selo Darkside Graphic Novel, que também nos brindou com excelentes obras como Wytches e Meu Amigo Dahmer. A edição em capa dura reúne os doze volumes originais em 368 páginas.


Black Hole se passa nos arredores de Seattle em meados da década de 70, enquanto uma praga se alastra entre os jovens da região através do contato sexual. A história segue alguns jovens da cidade e demonstra como o contato com a doença que deforma seus corpos vira a vida deles de cabeça para baixo. Com o povo da cidade deixando claro que os infectados não são mais bem vindos entre eles, não resta escolha aos jovens senão se isolar em uma floresta próxima da cidade, abandonando a escola, a família e a sociedade.

De cara posso afirmar que Charles Burns é um verdadeiro artista. Pensar que Black Hole inteira foi idealizada e realizada apenas por ele é quase surreal. A arte é bem retrô e a ambientação dos anos 70 é bem realista. Os jovens na história se encontram em uma fase em que querem liberdade e curtir a juventude e o clima da época casa muito bem com todos os acontecimentos da trama.

A trama de Black Hole é construída em metáforas, presentes tanto na arte quanto no roteiro. Essas metáforas não são apenas as mais óbvias, como o início da Aids, que se passa bem no período que o quadrinho emprega, as metáforas de Black Hole passeiam por tudo que permeia a vida de um adolescente. Sejam os momentos de autodescoberta, a insegurança e os medos, ou coisas mais profundas como a sensação de abandono e o que acontece com uma pessoa sujeita a Bullying, tudo isso é brilhantemente encaixado na trama pelo roteiro de Burns.


Em momentos em que ocorrem sonhos, devaneios, lembranças ou viagens dos personagens, os quadros ficam tremidos, dando uma sensação de ilusão. Isso ajuda o leitor a embarcar na história junto com os protagonistas, Keith Pearson e Chris Rhodes, que funcionam como o centro da trama e nos ajudam a entender como tudo funciona sem explicações piegas.

Black Hole é um quadrinho extremamente pesado, apesar de ter poucos momentos de real violência. Seu peso está nos seus personagens e nos acontecimentos que os permeiam. A jornada dos protagonistas é bastante deprimente e torna mesmo uma coisa que pode parecer tão surreal mais realista. As deformidades em si já são perturbadoras, indo de coisas mais simples como protuberâncias e caudas até coisas absurdas, como trocas de pele e uma segunda boca. Burns consegue demonstrar muito bem como essas deformidades afetam o psicológico de seus personagens. Apesar de todos os seus pontos positivos, diria que se você não é acostumado a ler quadrinhos, seria uma boa ideia começar por algo mais leve.

Não seria exagero dizer que Black Hole figura entre as melhores graphic novels da história. Sua profundidade a faz obrigatória aos amantes do gênero e demonstra como os quadrinhos são uma forma excelente de se contar uma história.



Por: Rennan Gardini

11 comentários:

  1. Oi, Rennan, menino, que resenha linda!
    Fiquei babando aqui pela obra, não tenho problema com temática mais forte assim e gosto de fazer análises enquanto leio. Não costumo ler HQ, mas os que li amei e quero muito incluir o gênero nas minhas leituras desse ano. Simplesmente amei como o autor trata a temática, a época e como demonstra isso através do desenho. com certeza essa HQ vai entrar na minha lista.
    Por favor, faça mais resenhas de livros, sim. <3

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, vou fazer mais resenhas sim. Obrigado pelo comentário.

      Excluir
  2. Oii Rennan. Você com certeza precisa trazer mais resenhas de livros.
    Eu faço o tipo que quanto mais humano mais interessante. Por esse motivo fico abismada por numa ter ouvido falar da Graphic Novel antes sendo que ela trás elementos que amaria ler. Amei a proposta.
    Beijos.

    Blog: fanficcao.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo seu gosto, tenho certeza que vai amar Black Hole. Apesar de ser meio depressiva, é um ótimo entretenimento!

      Excluir
  3. Oii Rennan!
    Adorei a sua resenha, acho que você deve continuar fazendo outras pra gente!
    Eu não fazia ideia do que se tratava a Graphic Novel e AMEI?!
    Estou literalmente babando hahaha, vou dar um jeito de ler em breve, após ler o que você achou. Parabéns!
    Beijos
    Cores Literárias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode correr atrás, você não vai se arrepender. A arte é linda! Obrigado pelo comentário.

      Excluir
  4. Oii Renan tudo bem?? Primeiramente amei sua resenha, e sem dúvidas vou amar que você traga muitas outras. Leio bem pouco quadrinhos, mais posso admitir que achei a edição citada maravilhosa, repleta de conteúdo e veracidade, sabe aquele tipo de livro que te atraí quando bate o olho, digamos que seria esse <3
    Adorei seu post!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Ei! Tudo bem?

    Menino, você precisa continuar resenhando livros! Adorei conhecer seu ponto de vista e preciso constar que sua postagem está ótima!
    Enfim, sobre a obra, não sou muito do gênero, mas fiquei fascinada, a arte é linda e a história é realmente interessante. Não sou fã de HQ, não dou muitas chances, mas gosto de me intrigar, de questionar, de ler sobre temas mais pesados, então acho que tentarei para ler mais HQ durante 2018!

    Beijos!
    http://www.as365coresdouniverso.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bom?
    Adorei a sua resenha, pode continuar!
    Eu quero muito ler essa HQ, porque estou começando nesse universo e essa me atraiu bastante atenção pela sinopse.
    A edição é linda e deve ser muito boa para ter ganho tantos prêmios!!

    Beijos, Ally.
    Amor Literário

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem ?

    Não acredito que achei justo a resenha deste HQ ! kkkk Faz um tempo que quero ler ele, mas havia me esquecido e achar está resenha foi uma grata surpresa. Com toda certeza uma ótima dica de leitura e amei saber mais sobre o HQ através do ponto de vista de um leitor.

    ResponderExcluir
  8. Oie
    Eu amo Graphic Novels e essa me parece bem interessante, já que tem uma temática bem diferente. Adorei sua resenha, espero gostar tanto quanto vc da leitura.
    Bjos, Bya! 💋

    ResponderExcluir

 renata massa