1 de out. de 2017

RESENHA: MENINA VENENO

Menina Veneno

Autora: Carina Rissi

Editora: Record

Páginas: 192

Ano: 2017

Nota: 3.5/5

Sinopse: Contada sob a perspectiva ferina e cheia de humor ácido de Malvina, a madrasta, essa história vai te surpreender. Da mesma autora da série best-seller Perdida. Você conhece a história de uma certa princesa que sofreu inúmeras tentativas de assassinato por sua madrasta, uma delas com uma maçã envenenada. O bem contra o mal, a indefesa donzela ameaçada pela perversa Rainha... É bonito, não é mesmo? Francamente, me embrulha o estômago só de falar dessa história da carochinha. Eu não sou uma bruxa, não sou má e eu nunca planejei matar ninguém. Por anos, fui a maior modelo do planeta, o nome mais poderoso do mundo da moda... Até o dia em que a insossa da minha enteada, Bianca, roubou a minha maior campanha. Dá pra acreditar? Bianca é tão sonsa... e tem esse arzinho azedo e avoado que me dá vontade de voar no pescoço dela... Eu sei, parece mesmo que eu fiz tudo o que a imprensa me acusa de ter feito. Mas não foi bem assim. Senta aqui e me ouça até o fim. Depois me diga se acha mesmo que mereço o título de Rainha Má... Talvez só Rainha seja muito melhor.


Olá leitores, tudo bem, como andam as leituras? Desculpem-me por andar sumida, devido a minha viagem à bienal, minha rotina ficou louca quando voltei. Mas agora estou de volta e com muitas novidades. Hoje tem resenha de um lançamento da nossa querida Carina Rissi, Menina Veneno. Eu gosto muito dessa autora, além dela ser nacional, ela também escreve um dos poucos romances que eu gostei na minha vida, o livro Perdida. Menina Veneno foi lançado na Bienal do Livro e é uma releitura do clássico A Branca de Neve e os Sete Anões, mas na atualidade e muito mais irônico e legal.

O livro conta a história da Malvina Neves, uma modelo superrequisitada e reconhecida pelo mundo inteiro pelo seu trabalho. Malvina é uma das modelos mais poderosa do planeta, todos querem ser que nem ela. Ela estourou como modelo na campanha de Menina Veneno. Tudo andava perfeito até que a enteada de Malvina rouba a melhor campanha dela, a que fez Malvina ser reconhecida, Bianca é a nova Menina Veneno.

Malvina, como a Rainha Má em A Branca de Neve, fica indignada e obviamente quer a campanha de volta. Além de Bianca ter aceitado a campanha, ela ainda se mostra interessada em um músico que Malvina está investindo. Malvina fará de tudo para que sua vida volte como era antes, sendo a mais idolatrada e a mais bela de todas. E é com isso que o enredo se constrói, Malvina tentando tomar o seu posto de Bianca.

Durante o livro vemos como Malvina se tornou essa pessoa superficial, mas não de todo mal. Confesso que no início da leitura eu não estava suportando a modelo, pois ela se mostrava muito prepotente e cheia de si, mas durante a história eu fui me apenando mais e vendo que ela não estava totalmente errada, mas tomou escolhas erradas. Vemos em Malvina que ninguém começa grande, ela começou de baixo e conquistou seu “reinado” com muito trabalho e esforço.

Eu achei a Malvina bem parecida com a personagem Miranda Priestly (Meryl Streep), do filme O Diabo Veste Prada, onde todos acatavam sua decisão e a viam como a melhor. Já em relação a Bianca eu senti ela totalmente coadjuvante, pois a Malvina além de ser a protagonista é narradora do livro, logo ela se tornou mais marcante. Uma observação sobre a narrativa, é como se a Malvina estivesse conversando com o leitor, como se fôssemos colegas, gostei bastante disso, a autora soube fazer sua personagem ficar mais próxima do leitor.

O livro é bem curto, eu li em apenas um dia, pois a história se desenrola facilmente e é muito leve, facilitando a leitura. Gostei também das imagens que o livro traz, no início de cada capítulo tem alguns recortes de manchetes sobre os personagens envolvidos na história. Semana passada a autora esteve aqui em Manaus, onde pude perguntar mais sobre esse livro e a Carina respondeu que esse é o primeiro livro de releitura na visão do vilão e ainda vem mais 2 por aí. Então se você gostou da Malvina vai amar os próximos.

13 comentários:

  1. Oii. Eu sou absolutamente fã da Carina Rissi mas admito que esse livro dela não me chama atenção. Tenho a vaga impressão que ela simplesmente entrou no mundo das releituras porque é a onda do momento.
    De todo modo, sua resenha ficou ótima e me deu uma visão mais panorâmica do que esperar desse livro. Se um dia vier a ler ele, espero gostar.
    Beijos.

    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  2. Olá!!

    Eu adoro a Carina e estou curiosa por esse livro. Primeira resenha que leio e fiquei mais ansiosa ainda. Além da capa que está linda!
    Achei super legal essa aproximação maior do personagem com o leitor, adoro quando isso acontece. E gostei também das comparações que você fez, deu pra ter uma boa ideia do livro.
    Assim que tiver a oportunidade, vou ler.

    bjs

    www.condutaliteraria.com

    ResponderExcluir
  3. Eu vergonhosamente não li nada da Carina (ainda!!)
    Mas só ouço elogios! esse parece ser um ótimo livro, vilões são legais tb!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, eu ainda não li nada da Carina mas quero muito.
    Qualquer livro dela parece ótimo, inclusive esse, apesar de eu ter visto muitas criticas negativas sobre Menina Má.
    Adorei a resenha.

    Beijos
    Amor Literário

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Ainda não consegui ler nada da Carina Rissi, não me apedreje haha, mas em breve pretendo muito comprar e ler alguns livros dela, sei que ela escreve muito bem, e sua resenha me desperto mais interesse em ler os livros dela.
    Abraço
    Blog Folha de Pólen

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem ?

    A Carina é uma autora maravilhosa, amo os livros dela e como ela prende bem nossa atenção a leitura. Estou louca para ler este livro e claro que amei este post sobre ele ! kkkkk A sinopse e toda a proposta estão bastante atrativas , com certeza é uma ótima dica de leitura.

    ResponderExcluir
  7. Ei! Tudo bem?

    Amo muito a Carina e seu talento merecia ser espalhado pelo mundo. Não li Menina Veneno e, apesar de gostar muito da autora, não fiquei com tanta vontade de ler. De qualquer maneira, seu post está incrível e mostra como o livro prende a atenção do leitor, o que é muito legal já que poucos escritores conseguem fazer isso.

    Beijos!
    http://www.as365coresdouniverso.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Adorei a sua resenha, só aumentou a minha vontade de ler esse livro que parece muito divertido. Será meu primeiro livro da autora. A postagem ficou muito bacana.

    ResponderExcluir
  9. Oii, amei sua resenha! Adoro os livros da Carina , ainda mais quando temos uma ''vilã'' como protagonista. Comprei esse livro e tô agoniada pra que ele chegue logo kk e você conseguiu me deixar ainda mais ansiosa após essa resenha.. Amei as fotos e postagem, e sua comparação, com certeza irei ler pensando na Miranda ao conhecer a malvina.
    Mil beijos <3

    ResponderExcluir
  10. Olá , amei sua resenha! Meninaaa, que livro é esseeeee! Socorrooo, me segura que eu quero eleee. Adorei essa diagramação e essa capa, azul é minha cor favorita. Eu amo releituras de clássicos e esse parece ser bem divertido, acho que esse será o primeiro livro que vou comprar da autora, sua resenha me conquistou, bjus e bom domingo.

    ResponderExcluir
  11. ADOREI, fica até difícil de odiar o vilão ne? Sou super fã de releituras e da parte do vilão principalmente e quanto mais atual melhor. Amei o post 💟

    ResponderExcluir
  12. Olá!

    Amo a Carina, é uma das minhas autoras prediletas e estou bem ansiosa para esse livro dela. Sua resenha está ótima e aguçou minha curiosidade.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Olá, esse livro não me chamou atenção, mas a capa é muito linda, eu não sou muito fã de livros adaptados dos contos de fadas, mas eu amo os contos de fadas. A sua resenha está ótima se esse fosse o tipo de livro que eu gosto sua resenha me faria comprar o livro

    ResponderExcluir

 renata massa