31 de out. de 2017

RESENHA DA LEITURA

A (R)evolução das Mulheres

Autora: Mindy McGinnis

Editora: Plataforma 21

Páginas: 344

Ano: 2017

Nota: 4.5/5

Sinopse: Três anos se passaram depois do assassinato da irmã mais velha de Alex Craft. Mas, como é de costume, a culpa sempre recai sobre a vítima e o assassino segue em liberdade.

Alex é uma menina forte e quer vingar sua irmã, por isso decide atacar qualquer predador sexual que cruzar seu caminho. Ela resolve colocar a boca no mundo, usando a linguagem que melhor domina, a linguagem da violência; além de responder ao seu instinto feminino: o de proteger o próprio útero.

Mas o que aconteceu na noite do assassinato chama a atenção de Jack Fisher, o cara invejado por todos: atleta perfeito, que desfila de braço dado com a garota mais cobiçada. Ele deseja conhecer Alex profundamente. E, numa cidade pequena, onde todo mundo se conhece, esse repentino interesse vai desencadear uma série de crimes bárbaros.



Olá leitores lindos, quanto tempo, né? Desculpem-me pelo meu sumiço, para quem não sabe eu abri uma Locadora de livros e por isso fiquei sem tempo de postar, mas esse assunto ficará para outro post. Bom, como a Livraria Leitura é parceira aqui no blog, eu ganhei deles um livro que queria há um tempo, que é o A (R)evolução das Mulheres, da autora Mindy McGinnis que também já escreveu o livro Uma Loucura Discreta, lançado também pela Plataforma 21 e que também está na minha lista de desejos. Então vamos à resenha.

A (R)evolução das mulheres conta a história da Alex Craft, uma garota que perdeu sua irmã ainda muito jovem, o pai a abandonou e sua mãe virou alcoólatra, por aí você já pode ver que a vida da personagem não foi fácil e devido isso ela acabou se isolando e tendo só a si mesma como amiga e a busca de uma vingança para ocupar a sua mente. Sua irmã foi abusada por um homem e brutalmente assassinada, foi encontrada com o corpo já em decomposição e obviamente o homem, no caso, esse mostro, saiu impune e intocado do tribunal. Claro que Alex acha isso uma injustiça inadmissível e logo no começo do livro vemos o quanto ela é forte e observadora, nada passa despercebido por ela, até o mais simples gesto ou respiração. Após a morte da irmã, Alex treinou o seu corpo para ser perigoso e fatal em certas situações, para achar quem arruinou a vida de sua irmã e devolver a dor que ele deu à família Craft.


No seu último ano na escola ela fica mais sociável e algumas pessoas começam a se aproximar dela, mas ainda a veem como “a irmã da menina que morreu”. Alex descobre alguns verdadeiros amigos nesse período, como Claire. Ela acaba se aproximando de Jack Fish o garoto mais requisitado que demostra interesse em Alex e quer conhece-la cada vez mais, só que após a sua vingança, algo dentro de Alex foi solto e crimes brutais começam a acontecer na cidade.

Mas na minha leitura o foco não ficou na formação da amizade dela, isso é importante sim para o desenrolar da história toda, mas as partes que mais me chamaram a atenção foram os abusos e padrões que as mulheres são colocadas no livro, e não apenas no livro, como na vida real. O quanto isso pode arruinar a vida de uma pessoa, como isso pode traumatiza-la e até levar a morte. O livro fala de coisas bem atuais como estupros, abusos e machismo, como a mulher não é levada a sério em diversas circunstâncias apenas por ser mulher. A Alex mostra isso no livro, como estar numa situação dessas e não se sentir intimidada, como não temos que nos calar diante de uma situação ruim e sempre apoiar umas às outras.


No decorrer da leitura você fica incrédulo em diversos trechos, como que no século XXI isso ainda ocorre, como o desrespeito é tão evidente na sociedade e pior, as pessoas são ensinadas assim. No livro podemos ver que todos são muito jovens para agirem desse jeito, e infelizmente isso não fica apenas nas páginas dos livros.

O livro é narrado de três pontos de vista diferentes Alex, Claire e Jack, isso dá uma dimensão maior do que eles estão vivendo e sentindo em cada momento do livro. É incrível como a autora construiu o livro, houve canas que me deixaram enojada de tão real que parecia ser. A leitura é bem rápida, a cada página eu queria saber mais de Alex e pelo o que ela já passou para ficar assim. É uma leitura densa e que faz com que o leitor pense nos seus atos e como isso pode impactar na vida das outras pessoas.


13 comentários:

  1. Oie!!

    Quero muito ler esse livro!! Fiquei mais ansiosa depois da sua resenha.
    São tantos temas tão atuais, imagino mesmo o quanto deve mexer com as emoções.
    E a capa está perfeita!!!
    Ahh fiquei curiosa com a Locadora de Livros, depois conte mais!!

    bjs

    http://www.condutaliteraria.com/

    ResponderExcluir
  2. Oii. Tudo bem?
    Esse livro parece ser muito bom e não acredito que ainda não tinha ouvido falar nele. Estou cada vez mais interessada em leituras que envolvem drama e por isso já coloquei esse livro na minha TBR.
    Sim. Nossas atitudes podem com certeza impactar a vida de outras pessoas. Gostei de encontrar uma obra que fale mais sobre isso.
    Beijos.


    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  3. Ei! Tudo bem?

    Estou looouuuca para ler esse livro. Acho muito importante a literatura trabalhar esse tipo de tema e todas as resenhas que eu leio, "A (R)evolução das Mulheres" é um livro maravilhoso que merece a atenção de todos. Li sua resenha querendo ler o livro, você acabou em impactando muito! Espero gostar intensamente da obra :)

    Beijos!
    http://www.as365coresdouniverso.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Primeiramente, que edição linda!
    Segundamente, o tema é ótimo e merece ser debatido, nada melhor que livros que nos colocam pra pensar e avaliar nossas vidas e atitudes.
    Gosto de narrativas que tem mais de um ponto de vista, acho que ficam mais enriquecedoras :D

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. Oii,tudo bem?? Adorei a proposta do livro , é ótimo quando os autores abordam temas fortes assim de maneira clara, que nos dá aquele choque o nos faz repensar.Quando comecei a ler a resenha, me veio a mente um filme chamado Doce Vingança, não sei se conhece. O Fato do livro ser narrados por pontos de vistas diferentes deixa tudo mais interessante, pois permite ao leitor sentir diferentes coisas enquanto lê.
    Sem falar a edição que está maravilhosa!
    Adorei o post!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?

    Não conhecia o livro ,mas ele parece ser muito arrasador ! Fiquei passada aqui, a capa está divando, a sinopse e toda a proposta atrai bastante o leitor , com certeza deve ser uma ótima dica de livro.

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Esse livro parece incrível e bem forte. Achei a capa maravilhosa e a ideia dele mais ainda, já quero adicioná-lo a minha lista pois parece uma daquelas leituras que te marcam para sempre <3

    Um beijo, Carol
    blogcomv.org

    ResponderExcluir
  8. Oie
    Gostei do livro, já tinha visto algumas pessoas falando sobre ele e desde que vi quero lê-lo, agora minha vontade aumentou ainda mais. Eu amei a capa e as fotos.
    Abraço

    ResponderExcluir
  9. Olá, a primeira vez que li a resenha desse livro fiquei super interessada e a sua só me deixou com mais vontade ainda. Concordo com vc ,infelizmente isso não fica apenas nas páginas dos livros, é triste dizer isso mais é verdade. Parabéns pela resenha, bjus e bom domingo.

    ResponderExcluir
  10. Olá, eu quero muito ler esse livro,e todas as resenha que eu leio aumentar a minha vontade de ler esse livro

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pela resenha, amei sua forma de contar a história sem spoiler e sem ser tendenciosa. Vou agora colocar no quero ler do meu skoob pra não perder a chance de ler essa dica maravilhosa! =) . Elisabete Blog Pretenses

    ResponderExcluir
  12. Eu acho esse livro tão importante. Ele tinha que ser lido por todo mundo.
    Foi uma das melhores leituras do ano, com certeza.
    Traz muito o que pensar.
    Lindas fotos!

    Beijos
    Literatura Estrangeira

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bom? Eu gosto dessa temática e quero lê-lo, infelizmente, agora não estou no clima para livros mais pesados.
    Adorei a resenha.

    Beijos
    Amor Literário

    ResponderExcluir

 renata massa