19 de set. de 2017

REVIEW: IT - A COISA


Adaptar uma obra aclamada é uma tarefa complicada. Uma adaptação, para ser considerada boa, deve manter a essência do material-fonte e construir uma identidade que converse bem com os fãs da obra original e com o público que não é familiarizado com esta obra.
“It: A Coisa” cumpre todos os seus papéis.
O filme se trata de uma readaptação de uma das obras mais aclamadas do escritor americano Stephen King, que já havia se tornado uma minissérie para a televisão em 1990 sob o título de “It – Uma Obra Prima do Medo”. Posto tudo isso, o novo filme tinha não só a tarefa de adaptar o livro, como também a tarefa de se igualar a seu antecessor. E acabou até mesmo o superando.



A trama nos apresenta a pequena cidade de Derry, localizada no estado americano do Maine, onde várias crianças vem desaparecendo, incluindo o pequeno Georgie Denbrough, irmão de um dos protagonistas. O autor das abduções é Pennywise, O Palhaço Dançarino, uma entidade que se alimenta dos medos das pessoas.

Todo o elenco está muito bem. Bill Skarsgard nos entrega um excelente Pennywise, com a construção voltada para o deixar assustador e carismático na medida certa. Em todas as suas cenas, Skarsgard domina a tela, proporcionando cenas pesadas, viscerais e realmente apavorantes.



Porém, o verdadeiro foco do longa está nas crianças! O Clube dos Perdedores, composto por Bill, Eddie, Ben, Mike, Beverly, Stanley e Richie. A química entre as crianças é absurda e todos cumprem bem seus papéis, dando um ar mais “aventuresco” para o filme. Entretanto, os destaques são Beverly Marsh (Sophia Lillis), que é a responsável por segurar as maiores cargas dramáticas do filme, e Richie Tozier (Finn Wolfhard), que rouba a cena como alivio cômico e se demonstra muito versátil ao alternar entre cenas leves e pesadas.



Aliás, dizer que “It: A Coisa” é apenas um filme de terror seria errado. Na verdade, o foco do filme acaba nem sendo o próprio Pennywise, e sim a construção dos medos e personalidades das sete crianças, o que acaba tornando o filme bem mais leve do que o esperado. O grande mérito do longa e do diretor Andy Muschietti (Mama) é conseguir transitar com perfeição entre as cenas leves e as cenas aterrorizantes, e demonstrar que o verdadeiro terror não está em coisas sobrenaturais e sim nos abusos, abandonos e traumas sofridos pelas crianças.

As cenas de terror são muito bem construídas. A junção de direção, atuação, o apego e identificação que temos com os personagens e a excelente trilha sonora original ajuda a construir uma atmosfera pesada e tensa. A caracterização dos anos 80 foi muito bem colocada, dando ao filme um ar nostálgico. A única falha do filme é não conseguir desenvolver tanto assim certos personagens como Mike Hanlon (Chosen Jacobs), porém, o trabalho de atuação e carisma das crianças faz com que você se importe e torça por eles da mesma maneira.

“It: A Coisa” é um ótimo filme, um dos melhores do ano e um dos melhores filmes de terror da década, com um ótimo elenco de protagonistas e um excelente vilão, que conta uma história de luto, amizade e principalmente amadurecimento, vale cada minuto de seu tempo. Só nos resta esperar que a sequência se iguale.


89%

Por: Rennan Gardini

10 comentários:

  1. Oii Renan.
    Estou quase finalizando a leitura de it a coisa e devo dizer que estou Apaixonada pela obra. Não a considero um livro de terro, e sim, um intenso psíquico em que o ator explora todos os medos e os desejos dos nossos corações quando somos crianças.
    Estava com medo de assistir a esse filme e lele ter perdido essa essência tão característica. Mas fico feliz em saber que não é por aí e que o filme cumpriu todos os seus aspectos.
    Beijos.

    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  2. Oiee

    Amei o post!! E estou doida para assistir o filme.
    Este com certeza foi um dos melhores livros que li de Stephen King e poder agora conferir nas telinhas vai ser bom demais.
    Gostei muito da sua análise!! Realmente mexe muito com o psíquico.

    bjs

    http://www.condutaliteraria.com/

    ResponderExcluir
  3. Ótima a sua postagem. Uma análise crítica com muita propriedade. Apesar de nao ter lido o livro m visto o filme, achei interessante a sua abordagem do tema. Gostei também das fotos que enriquecem o conteúdo.
    Danuzaeoslivros

    ResponderExcluir
  4. Eu assisti essa semana, gostei bastante e concordo que as melhores cenas foram da Bev e do Richie. O Mike no livro é super importante, mas como ele conta a história depois de adulto eu acredito que ele vai aparecer mais no próximo filme.
    Achei a Bev muito sensualizada, imaginava ela mais moleca.
    Mas a adaptação ficou boa sim! Eu recomendo tb!
    O final foi ao meu ver mais emocionante que a batalha do livro.

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. Olá, eu fico na dúvida se assisto ou não a esse filme o meu lado que tem medo me diz que não é uma boa idéia mais o meu lado curiosa me diz pra assistir estou em dúvida, mas o seu post está fazendo o meu lado corajoso ganhar

    ResponderExcluir
  6. Vi muitas críticas positivas e negativas. Me falaram que o filme é meio puxado para a "comédia". Eu não posso opinar muito porque não li o livro e ainda não vi o filme.

    Eu fiquei besta quando descobri que era o autor que fez o seriado Hamlock Grove. Meu Deeeeeus! Essa maquiagem ficou demais e a interpretação dele, show!

    Eu não sei se leria, porque é um livro imenso, né. Também divide muitas opiniões.

    Como sempre, ótima review.

    Beijos
    Literatura Estrangeira

    ResponderExcluir
  7. Adorei o post. Apesar da curiosidade sobre o filme, não pretendo assistir. A pessoas a minha volta que assistiram disseram que era tão assustador que me traumatizou.

    ResponderExcluir
  8. Ei! Tudo bem?

    Morria de medo de ler It, mas um dia li uma resenha e fiquei com muita vontade de sair devorando a obra do autor por aí. Quando vi o trailer e li mais sobre o filme, surtei, queria muito assistir, mas infelizmente ainda não consegui. Adorei sua review, fiquei mais empolgada com a adaptação e espero sair tão feliz do cinema quanto você :)

    Beijos!
    http://www.as365coresdouniverso.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá, Rennan!
    Eu não li o livro, mas depois de assistir o filme eu tive muita vontade mesmo (pretendo até comprar na black-friday). Fiquei o tempo todo imaginando como o King descreveria as cenas.
    Eu adorei o filme, AMEI, não sei nem explicar... eu vi em vários videos pessoas falando que contém bastante diferenças, mas mesmo assim a adaptação ficou ótima, e como você disse, até superou a anterior.
    Adorei o post.

    Beijos
    Amor Literário

    ResponderExcluir
  10. It – A Coisa é um blockbuster bem realizado e dirigido que consegue nos apresentar protagonistas aprofundados e interessantes, que nos manterão presos na cadeira durante toda a sua jornada pelo medo. O gênero de terror nunca foi um dos meus preferidos, porém devo reconhecer que It A Coisa, foi uma surpresa pra mim, já que apesar dos seus dilemas é uma historia de horror que segue a nova escola, utilizando elementos clássicos. Com protagonistas sólidos e um roteiro diferente. Depois de vê-la você ficara com algo de medo, poderão sentir que alguém os segue ou que algo vai aparecer.

    ResponderExcluir

 renata massa