30 de ago. de 2017

T2 TRAINSPOTTING - REVIEW


Senhoras e senhores, a sensação de rever velhos amigos é inigualável, sejam amizades que acabaram bem ou mal, os sentimentos de um reencontro sempre são fortes. Agora digo para vocês.

Assistir T2 Trainspotting é como rever velhos amigos.

Depois de 20 anos do lançamento de sua obra prima, Trainspotting (1996), Danny Boyle retorna para uma sequência e traz todo o elenco original junto.

Após 20 anos longe, Mark Renton (Ewan McGregor) retorna a Edimburgo, o único lugar que pode chamar de lar, para enfrentar os fantasmas do passado, reencontrar o que restou da sua família e de seus amigos, Spud (Ewen Bremner), Simon "Sick Boy" (Jonny Lee Miller) e Francis "Franco" Begbie (Robert Carlyle) após os acontecimentos do final do primeiro filme.


A abordagem da película fica clara desde o princípio. Se o primeiro filme era voltado para como os personagens lidavam com as drogas e a juventude, este é voltado para como eles lidam com a passagem do tempo, a maturidade e os arrependimentos de cada um. Todos os quatro sofreram grandes perdas em consequência das escolhas e atitudes que tomaram no passado, e o filme é inteligente em tratar tudo com naturalidade, sem julgamentos.

É importante ressaltar que todos os quatro atores estão excelentes, mas os destaques são Carlyle e Bremner, o primeiro nos entrega um homem descontrolado e impotente que tenta cuidar da família das maneiras erradas enquanto busca cegamente uma vingança torta; o segundo retrata Spud como um viciado decadente, triste e solitário, que se encontra afastado da família e em conflito com o próprio vício; os dois fazem um excelente trabalho dramaticamente, mas também brilham em cenas cômicas. Enquanto isso, McGregor e Miller fazem performances honestas, mas não tem o mesmo brilho dos colegas.


Quanto à direção, Danny Boyle atualiza o estilo que utilizou no primeiro filme, criando assim pontes entre as duas obras com rimas visuais, além da atualização do famoso discurso "Choose Life", proferido por Renton, que mais uma vez se mostra emocionante e poderoso, nos dando algo para refletir. A fotografia do filme é bem colorida e viva, criando um contraste com as coisas ruins que acontecem em tela. Outra coisa que ajuda nesse contraste é a maneira que Boyle consegue transformar uma cena trágica, como um suicídio, em poesia visual, tornando lindas as coisas horríveis.


Assim como no primeiro filme, a trilha sonora é exemplar, trazendo mais uma vez "Lust for Life", do cantor Iggy Pop como a principal faixa da trilha. Também estão presentes "Radio Ga Ga", do Queen; "Silk", do Wolf Alice e "Dreaming" da Blondie; que tocam em momentos perfeitos, rendendo cenas lindas e ajudando na construção dramática do longa.

É bom destacar o quanto Danny Boyle soube aproveitar as inovações tecnológicas que surgiram desde 1996, isso auxilia tanto na direção, quanto na construção narrativa do filme, um exemplo disso é como o uso do celular é utilizado como um mecanismo de roteiro. A computação gráfica também foi utilizada para a construção de certos momentos da trama.


T2 Trainspotting não é apenas um filme. Se trata de uma experiência emocionante e intensa que te prende desde o início com sua abordagem de temas como perda, suicídio, arrependimento, drogas, violência, amizade e família, e assim como seu antecessor, pode se tornar uma experiência transformadora.

92%


Por: Rennan Gardini

11 comentários:

  1. Rennan que relato bacana!
    Não conheço o original, mas fiquei super interessada!
    Amo um revival, e quando bem feito só tende a criar mais fãs para o original!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Oii.
    Não conheço esse filme, mas realmente gostei bastante da premissa do filme. Mas admito, o que me conquistou foi a trilha sonora que disse que é examplar. Adoro um filme com músicas maravilhosas.
    Beijos.

    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  3. Geeeeeente. Olha, eu lembro que quando assisti o antigo, eu achei muito loooooooooouco! Mas gostei! Eu quero ver esse novo agora. Parece ser muito bom!! Rs. Eu tinha visto o trailer faz um tempinho e tinha esquecido dele. Obrigada por me lembrar!


    Ótima crítica.
    Beijos
    Literatura Estrangeira

    ResponderExcluir
  4. Não sabia desse filme, não tenho vontade de assistir na verdade, mas gostei muito do post

    ResponderExcluir
  5. Não conheço o primeirofilme, mas vou procurar para ver. Adorei seu post.

    ResponderExcluir
  6. Continuações são um assunto delicado. Nem sempre bem sucedidas, mas seu relato deixa claro que esse não foi o caso dessa vez. O que é ótimo porque os fãs sempre querem um pouco mais sem que isso comprometa o sentimento pra com a obra. Sua nota é animadora e deixa aquela vontade de ver o primeiro e a continuação! adorei o post, como sempre muito preciso!! ~Elis Blog Pretenses

    ResponderExcluir
  7. Ei! Tudo bem?

    Amei sua review, super bem feita, conta todos os detalhes sem tacar spoilers ou falar sobre informações desnecessárias. De verdade, você sabe fazer um ótima review. Continuação normalmente não me agrada, eu sempre estou falando mal da parte seguinte porque normalmente não é algo que dá certo, felizmente, você pareceu gostar e isso me deixou bem empolgada para conhecer melhor a obra. Parabéns pela postagem!

    Beijos!
    http://www.as365coresdouniverso.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá não conhecia esse filme não e olha que sou louca por filmes hein.
    Sua resenha está muito bem escrita, me fez ter curiosidade em assisti-lo.
    obrigado pela dica, vou procurá-lo.
    Ótimo fim de semana.

    ResponderExcluir
  9. Olá, não conhecia o filme mas adorei a resenha. É sempre bom conhecer filmes novos, a lista só aumente. Beijos
    Amor Literário

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?
    Ainda não conhecia essa obra, eu não assisto muitos filmes para falar a verdade, parece-me um filme que irá me prender, uma grande pedida.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Não sabia desse, agora deu vontade, esses temas abordados me chamaram bastante. Ótima review sem nada que comprometa na hora de assistir.

    ResponderExcluir

 renata massa