2 de fev. de 2017

RESENHA: ESPADA DE VIDRO

Espada de Vidro

Autora: Victoria Aveyard

Editora: Seguinte

Páginas: 496

Ano: 2016

Nota: 7/10

Sinopse: O sangue de Mare Barrow é vermelho, da mesma cor da população comum, mas sua habilidade de controlar a eletricidade a torna tão poderosa quanto os membros da elite de sangue prateado. Depois que essa revelação foi feita em rede nacional, Mare se transformou numa arma perigosa que a corte real quer esconder e controlar.

Quando finalmente consegue escapar do palácio e do príncipe Maven, Mare descobre algo surpreendente: ela não era a única vermelha com poderes. Agora, enquanto foge do vingativo Maven, a garota elétrica tenta encontrar e recrutar outros sanguenovos como ela, para formar um exército contra a nobreza opressora. Essa é uma jornada perigosa, e Mare precisará tomar cuidado para não se tornar exatamente o tipo de monstro que ela está tentando deter.


OLÁ LEITORES LINDOS!!! Como estão as leituras? As minhas estão a todo vapor, e aqui vamos para mais uma resenha. O segundo livro que li esse ano foi Espada de Vidro que é o segundo volume da série A Rainha Vermelha, da autora Victoria Aveyard. Vou logo avisando que teremos alguns SPOILERS de A Rainha Vermelha, então quem ainda não leu, CUIDADO!!!

No primeiro livro vimos que o mundo era divido pelo sangue: os vermelhos eram humanos normais, sem qualquer resquício de poder, que trabalhavam incessantemente para suprir os luxos e caprichos da elite, essa elite tem sangue prateado e eles são humanos com poderes sobrenaturais e a maioria possui também uma crueldade incomparável.
Mas o que ninguém pensou ser possível, acontece: uma vermelha nasce com poderes e isso ameaça a soberania prateada. Mare é vermelha de sangue, mas o poder corre em suas veias e ela só descobre isso quando já está presa na teia de mentiras dos prateados. Ela é obrigada a fingir ser uma prateada de nascença para que os soberanos continuem no controle. Mas desde pequena ela viu o quanto o seu povo de sangue sofreu e isso a deixa com fome de vingança e ela se associa a Guarda Escarlate para tentar derrubar o reino prateado que por tanto tempo humilhou e escravizou os de sangue vermelho.

Depois de confiar totalmente em Maven, o príncipe excluído é deixado de lado com cara de bom moço, ela foi traída descaradamente e quase botou a revolução da Guarda a perder. Ela presenciou muita coisa, coisas horríveis, que a quebraram por dentro.
Em Espada de Vidro, Mare vai em busca dos sanguesnovos, os vermelhos que têm um dom mais poderoso que qualquer prateado, mas ela não é a única que está atrás deles. Maven, o príncipe, agora rei de Norte está em busca da cabeça de cada sanguenovo e principalmente, está atrás de Mare e Cal e ele fará de tudo para acabar com a rebelião que a Guarda Escarlate e seus seguidores começaram, para que seu reino de dor e destruição perdure por mais tempo.

Todos os personagens que permanecem nesse segundo livro estão destruídos por dentro, principalmente Cal, que foi forçado pela rainha Elara (essa mulher é o cão) a matar o próprio pai e a traição do irmão também não foi fácil, pensar que tudo que viveram foi mentira, foi tudo um jogo para que Maven chegasse ao poder. Mare não fica atrás nessa escala de sofrimento, a única pessoa que a estabiliza é Cal, mas é difícil esquecer como Maven fingia ser, ela sente falta daquele antigo príncipe e isso pode tornar tudo mais difícil. Mas nos livros da Victoria Aveyard não haverá apenas uma traição, o que mais Mare quer é tirar Maven e Elara do poder, mas nem todos estão do mesmo lado e “Todo mundo pode trair todo mundo”.
Eu gostei de Espada de Vidro pois ele continuou a estória do ponto que parou no primeiro livro, o  modo como a autora mostrou os sentimentos dos personagens fez com que eu me sentisse no lugar deles, carregando a mesma dor e sofrimento que eles passaram. Nesse segundo livro nós podemos ver o crescimento e a confusão de Mare em ter que se mostrar forte para os seus seguidores. 

A leitura não fluiu como eu esperava, ela foi meio arrastada até determinado momento da estória, não espere a melhor escrita do mundo, leia focado na estória e nos acontecimentos em si. Eu senti falta da determinação de Mare, sim ela estava determinada na busca dos sanguesnovos e de sua vingança, mas ela deixou de pensar em milhares de vermelhos que estavam sofrendo, ela só se deu conta quando um sofrimento maior estava por vir. Ela poderia ter usado a influência dela para proteger vermelhos e não para incita-los a uma rebelião não organizada onde muitos iram morrer. Senti falta de mais Cal, antes um general presente, agora ainda um soldado, mas o seu coração continua ferido devido às tradições e isso deixou ele um pouco mais parado devido ao medo que sentia. 

Com o desfecho do livro eu só consegui pensar “OMG e agora?”. Eu nunca imaginaria um final desses, sério, eu fiquei chocada com tamanha maldade e perversidade de tal pessoa. Em determinado momento eu super segui a linha “vai dar tudo certo”, mas aí a autora vem com um tiro que matará qualquer leitor. É importante lembrar que com a vingança vem o poder e alguns não saberão como controla-lo.

11 comentários:

  1. Preciso urgente desse livro, porque faz um tempinho que li o primeiro, tenho que ler esse logo ou então vou esquecer da história, mas ainda bem que existem as resenhas, hahaha.
    Gostei muito da sua, fiquei mais curiosa ainda, kkkk
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Preciso urgente desse livro, porque faz um tempinho que li o primeiro, tenho que ler esse logo ou então vou esquecer da história, mas ainda bem que existem as resenhas, hahaha.
    Gostei muito da sua, fiquei mais curiosa ainda, kkkk
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. É cada tiro esse livro que teve momentos em que eu levava o choque, fechava o livro, respirava fundo e pensava duas vezes antes de continuar. Apesar do sofrimento eu consegui terminá-lo (e que final...)

    ResponderExcluir
  5. Kd a coragem para começar a ler esses? Hahaha do jeito q falam que nem é tãoooo tão kkk, nem animei

    ResponderExcluir
  6. Oi, Monique.
    Amo a capa desses livros. Tenho vontade de ler... Espero ler algum dia.
    Amei sua resenha.
    Beijos,
    Keth.
    Blog: www.parbataibooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oii Monique.
    Confesso que meu interesse por esse livro não é exatamente grande. Depois de Ler A Rainha Vermelha e não ter gostado tanto quanto esperava, ler o segundo da série não faz exatamente parte da minha meta. Porém eu fiquei impressionada com o fato da surpresa. Amo livros que fazem isso.
    Beijos.
    - www.fanficcao.wordpress.com

    ResponderExcluir
  8. Que pena que não gostou tanto! Eu amewewewei esse livro. Kkkkkkkk Comigo fluiu super bem. Talvez até mais, pois tem bastante ação.
    Não vejo a hora de ler A Prisão do Rei. ❤
    Beijoos!

    ResponderExcluir
  9. Desculpa, confesso que não li por que eu não queria pegar spoiler do primeiro, mas amo todas as suas resenhas garota, então eu já amei sem ler ❤️❤️❤️.
    brunopullman.tumblr.com

    ResponderExcluir
  10. Começo pedindo desculpas, quando li o início do post falando que poderia ter spoilers desisti de ler a resenha porque não queria pegar spoiler do primeiro pois quero muito ler essa série, mas você sabe que eu amo as suas resenhas, você é bem detalhista e eu adoro ler isso nas resenhas então sei eu amei sem ler! Assim que ler a série eu volto aqui pra te dizer o que achei!

    beijinhos

    ResponderExcluir

 renata massa