20 de mai. de 2016

Resenha: POR LUGARES INCRÍVEIS

Por Lugares Incríveis

Autora: Jennifer Niver

Editora: Seguinte

Páginas: 335

Ano: 2015

Nota: 9/10

Sinopse:  Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas todos os seus planos deixam de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Sentindo-se culpada pelo que aconteceu, a garota se afasta de todos e tenta descobrir como seguir em frente. Theodore Finch é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família.
Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, quando poderá ir embora da cidadezinha onde mora, Finch pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. Em uma dessas tentativas, ele vai parar no alto da torre da escola e, para sua surpresa, encontra Violet, também prestes a pular. Um ajuda o outro a sair dali, e essa dupla improvável se une para fazer um trabalho de geografia: visitar os lugares incríveis do estado onde moram. Nessas andanças, Finch encontra em Violet alguém com quem finalmente pode ser ele mesmo, e a garota para de contar os dias e passa a vivê-los.


Tenho muitas coisas a falar sobre essa história que é a realidade da maioria dos jovens que em seu silêncio escondem algo bem obscuro, conflitos internos com relação a sentimentos, amizade, amor e principalmente familiar.

Theodore Finch foi um jovem que desde pequeno todos achavam estranho: uma aberração, de poucos amigos mais um talento extraordinário para a música. Filho de pais separados com duas irmãs e sua mãe com dois empregos acabou não percebendo o que estava acontecendo com Finch, o pai dele era uma pessoa problemática que acabou formando outra família com uma esposa mais jovem e um filho, a relação do Theodore e o pai era complicada com algumas agressões, tanto verbais quanto físicas que acabou desgastando essa relação de pai e filho.

A família na vida do jovem é bastante significativa então acontecem algumas situações que fica difícil de resolver sozinho sem o apoio familiar.
Theodore vivia pensando em como iria se matar e quando foi até a torre da escola acabou encontrando Violet Markey que também pretendia se matar naquele dia só que ambos acabaram salvando a vida um do outro, assim acabaram começando uma amizade linda que se transformou em amor, mas esse sentimento não salvou Theodore.

Theodore e Violet começaram um trabalho escolar de dupla para conhecer lugares incríveis na sua cidade e em cada ponto que passavam deixavam uma lembrança deles mostrando que passaram por lá. Infelizmente não deu para Theodore continuar com Violet, mas ele foi sozinho e deixou um mapa todo marcado para ela continuar e aonde ela chegava tinha uma mensagem que Finch deixou.
Theodore mostrou para Violet o quanto a vida dela era importante e como ela era amada por seus pais e amigos e que valia a pena ela continuar viva.

Por Lugares Incríveis é o tipo de livro que lida com transtornos psicológicos e suicídio de uma forma muito particular, expondo o bem e o mal, a cura e a destruição, o comum e o incomum, mostrando os personagens como pessoas reais, com sentimentos intensos e que convencem, e através de seus pensamentos e atitudes conseguem fazer com que o leitor acredite na história - história esta que é capaz de tocar nossos corações de uma forma intensa e emocionante. O livro é narrado tanto por Violet quanto por Fich, assim o leitor pode saber os dois lados da estória conhecendo mais os personagens.

Poucos livros que li foram tão envolventes quanto este. Eu me senti fazendo parte da estória, e depois de ler aquele final fiquei sem reação. É uma maravilhosa leitura para todas as idades, que toca o leitor de uma forma totalmente nova. Vale muito a pena ler esse livro.

Ps: leiam os agradecimentos da autora, no final vocês irão entender.

Escrito por: Glaucia Braga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 renata massa